quinta-feira, 28 de abril de 2011

Overdose Medieval


Após a estréia das novas séries Camelot e The Bórgias, somada às já existentes Spartacus e Merlin, e ainda à The Tudors que acabou mas ainda é transmitida por alguns canais, estamos tendo uma overdose de séries medievais. Todas com boa qualidade, mas agora sim a coisa tomou um ar mais sério.

O canal HBO, famoso pela qualidade acima da média de suas séries, além das fantásticas reconstruções e ambientações de época, vide Band of Brothers e Roma, entrou na jogada. E mostrou logo de cara que não está para brincadeira.

Game of Thrones veio para mostrar como se faz uma série de qualidade e não economiza para isso. Tudo é praticamente perfeito na série. Abaixo, um resumo do que se viu no episódio piloto:
"Bem-vindos a Westeros, um lugar onde o verão pode durar anos e o inverno pode durar uma vida inteira. Um continente dividido em sete reinos e governado por homens, mas que é ameaçado por uma crescente força sobrenatural nos seus limites ao norte e por um grandioso exército inimigo além mar. Uma terra onde o romantismo dá lugar a conspirações, incestos, estupros e amotinações, onde filhos bastardos podem decidir a sorte de uma nação e onde ser rei é praticamente uma sentença de morte. Bem-vindos a Game of Thrones.

Adaptada da premiada obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, Game of Thrones marca a primeira incursão da HBO no gênero fantasia medieval, em uma série cuja recepção do piloto já garantiu a produção de uma segunda temporada. Dividido em três arcos (ou núcleos), Winter Is Coming, o primeiro episódio, traz a história de Eddard “Ned” Stark (Sean Bean de O Senhor dos Anéis), Senhor de Winterfell e patriarca de uma grande família, que é recrutado pelo Rei Robert Baratheon (Mark Addy), o mandachuva dos Sete Reinos, para ser “A Mão do Rei” (uma espécie de conselheiro pessoal, executor e guarda-costas do monarca), já que o antigo dono deste posto foi assassinado.
Sean Bean sempre será o Boromir

Pararelo a isso, temos a família Lannister, formada pelos irmãos gêmeos Jaime (uma cópia fiel do Príncipe Encantado, de Shrek 2) e Cersei (a Rainha dos Sete Reinos), bem como o irmão mais jovem Tyrion (interpretado pelo excelente Peter Dinklage, provavelmente o melhor ator anão em atividade, se é que existe tal categoria). Logo de início, a tríade já se consolida como o clã vilão da história, mas eles não são os únicos.

O terceiro núcleo fica por conta dos irmãos Viserys e Daenerys Targaryen (interpretados por Harry Lloyd e Emilia Clarke, respectivamente), o casal de príncipes exilados que, com o auxílio do Senhor da Guerra Khal Drogo (Jason Momoa, nos dando uma palhinha do que podemos esperar de seu Conan The Barbarian, a estrear em agosto deste ano) e seu poderoso exército, pretendem retomar seu reinado de direito às custas da cabeça do Rei Robert."

A curiosidade é que o criador George R.R. Martin, era um roteirista da televisão até o ano de 1994 quando decidiu mudar de profissão. Cansado das restrições orçamentárias da série em que trabalhava (A bela e a fera), que podavam sua imaginação, Martin decidiu retomar seu passado pouco glorioso de escritor de fantasia e ficção científica. Seu objetivo era quase uma desforra contra os produtores de televisão: criar um ambicioso épico de fantasia, com batalhas grandiosas, que ninguém ousaria levar às telas.

Dezessete anos depois, a televisão se curvou a Martin. A série A guerra dos tronos, baseada no primeiro volume de sua saga de fantasia  estreou nos Estados Unidos com um orçamento estimado em US$ 60 milhões – e a expectativa de se tornar um dos maiores sucessos da temporada.

Se você havia achado Camelot muito superficial e pouco fiel; se The Borgias não é sua praia devido às tramas arrastadas, apesar de interessantíssimas, vividas no papado; Se você acha Merlin uma aventura adolescente demais, está é a sua série. Se os primeiros episódios já me conquistaram, basta você gostar do tema que será imediatamente fisgado. Quer uma chance de conferir? Baixe na internet ou aguarde o dia 8 de maio quando a HBO a exibirá no Brasil.

E com licença que eu tenho um novo episódio de Guerra dos Tronos em 720p em meu Pen drive para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário