terça-feira, 26 de abril de 2011

Roupa Nova - 30 Anos


Bom, vejam só o que temos aqui. DVD comemorativo aos 30 anos de estrada do grupo Roupa Nova. Não sou nenhum especialista em música e por isso não faço muitos comentários a respeito, apenas um apreciador bastante eclético. Mas convenhamos, Roupa Nova é Roupa Nova sempre. Para quem viveu os anos 80 e 90, principalmente, e ainda nos anos 2000, a música brasileira era muito mais rica e com muito mais qualidade do que é hoje (vide os grupos de axé, eca). Em cidade pequena como a nossa e com a chegada da TV a cabo muito tarde e apenas em áreas nobres no princípio, só tínhamos os poucos canais abertos disponíveis em nossa cidade, o que resumia as opções a Globo, Band e SBT. Então sem internet, o entretenimento em casa se resumia a programação destes canais, e aí acabávamos assistindo as famosas telenovelas de então e suas trilhas sonoras eram marcantes. Entre elas, muitas delas, e talvez as mais marcantes e inesquecíveis, era tocadas e cantadas pelo Roupa Nova. Não tem como lembrar de momentos marcantes desta época sem associá-los as músicas.

Dona foi uma das músicas marcantes da Novela Roque Santeiro; Whisky à Go-Go(música tema) e Chuva de Prata (interpretada por Gal Costa) em Um Sonho a Mais; Anjo em Guerra dos Sexos; Chama em Que Rei sou Eu?; Eu e Você em Tieta; Coração Pirata em Rainha da Sucata; Felicidade e Começo, Meio e Fim na novela Felicidade; A Viagem com música tema; O Sonho Acabou em Anjo Mau; Amor de Índio em duas novelas, Estrela Guia e Desejo Proibido;  e várias outras em novelas menos famosas.
Este fato, de ter muitas trilhas em novelas a tornaram uma das bandas mais conhecidas do Brasil, mas há que se fazer justiça. Eles são muito bons. A qualidade instrumental, arranjos e vocais deles são nota 10! Qualquer músico que se preze reconhece a qualidade e o talento da troupe. E é um talento que extrapola o meio em que trabalham e rompe barreiras. Sempre que se quer qualidade, eles são chamados a colaborar e participar. O Tema da Vitória imortalizado nas vitórias de Ayrton Senna tem a participação deles, a música tema do Rock in Rio; Ilariê da Xuxa e vários outros. Colaboraram no início da carreira de Aline Barros no primeiro CD solo da cantora (Sem Limites) e o novo CD dela (excelente diga-se de passagem), chamado Extraordinário Amor de Deus é totalmente produzido pelo Marcelo Feghali e outros membros do Roupa Nova.

Pois assisti a este DVD e a qualidade da boa música está presente. Vale cada segundo de instrumentalidade, e olha que é um show com duração de cerca de 1 hora e 40 minutos, fora os extras. A imagem está cristalina, mas isso é claro, se deve o fato de ter sido gravado em alta definição para o lançamento em breve do Blu-Ray. Há também algumas participações especiais de artistas convidados, como as do grande Milton Nascimento e da cantora Sandy. Me senti inclinado a fazer este post como um incentivo à boa música. Recomendo muito que seja assistido por quem gosta deste estilo musical.
(Obs.: Com certeza irei recomendar o DVD da Aline Barros quando for gravado também, pois o CD é fora de série e praticamente roubou o espaço de outras músicas que costumava escutar no carro. Mesmo as do último CD do Diante do Trono.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário