sexta-feira, 24 de junho de 2011

Game of Thrones - Finale

Acabou. Domingo passado nos EUA foi ao ar o último episódio (S01E10 – para todos entenderem, até quem não baixa séries da internet, “S” quer dizer Season ou Temporada, o número “01” é a temporada em questão e “E” refere-se ao número do episódio) de A Guerra dos Tronos.

Game of Thrones adapta o romance As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos.
A série se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.

O elenco é encabeçado por Lena Headey (de As crônicas de Sarah Connor)Sean Bean (de O Senhor dos anéis) e Mark Addy. Bean interpreta Eddard "Ned" Stark, Lorde de Winterfell, um homem conhecido pelo seu senso de honra e justiça que se torna o principal conselheiro do Rei Robert, vivido por Addy. Lena interpreta a mulher de Robert, a Rainha Cersei.

No começo a série pintava como uma das grandes promessas de toda a temporada de séries. Começou excelente, com um ótimo episódio piloto. Mas o que era alegria se tornou em apreensão com os próximos 2 episódios arrastados, lentos, fracos que em certos momentos chegaram a dar sono. No quarto episódio eu mesmo cheguei a pensar em abandonar a série. Apesar de muita gente elogiar, eu não vi muitos méritos neste episódio. Pouco melhor que os anteriores, mas ainda bem abaixo das expectativas e promessas do primeiro episódio.

Mas ainda bem que não abandonei e cheguei ao quinto episódio. Cheguei atrasado na verdade, mas quando o vi toda aquela euforia pela série retornou. E a partir deste episódio, cada um dos próximos viria a ser uma escalada em rumo a qualidade, muitas vezes beirando a perfeição. A trama finalmente havia deslanchado.

Mesmo sem apelar para seres fantásticos e magia a série acertou em cheio, embora na segunda temporada estes elementos se farão presente, a julgar pela cena que posto abaixo, extraída do episódio final. 

Adulta, séria, muito bem realizada em todos os sentidos, a série com certeza será o destaque da TV neste ano.

Um final de temporada eletrizante, com eventos memoráveis, cenas inesquecíveis, emoções a flor da pele, seja torcendo pelos Stark, seja odiando um novo vilão surgido na telinha (o rei Joffrey é claro). Cada linha narrativa desenvolveu seus interesses, nos envolvendo e nos deixando tensos e incapazes de aguardar até abril de 2012 pela continuação.

Tendo como base o livro “A Clash of Kings’, a segunda temporada de “Game of Thrones” será filmada na Irlanda entre os dias 25 de julho e 31 de dezembro. Mas estreará somente em 15 de abril de 2012. Quem aguentará até lá? Eu confesso que estou me segurando para não abrir a mão e comprar os livros. Seja pela curiosidade, seja para conferir se merece a comparação de que tem sido alvo, de finalmente haver surgido um sucessor a altura de J.R.R. Tolkien.

Que venha logo o próximo ano, e que não seja o ano do fim do fim do mundo!
Yes, nós teremos Dragões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário