domingo, 26 de junho de 2011

Camelot - Finale

E Camelot também chegou ao final de sua primeira temporada.

Com seus altos e baixos, a série manteve-se no mesmo nível do início ao fim. Não foi excelente, mas também não foi aquela decepção toda que poderia ser.

Quando se subverte a lenda mais famosa da Bretanha, o resultado sempre é inesperado.
Aqui temos um Merlin que se recusa a usar magia e, pasmem, é careca ao invés do tradicional com cabelos e longa barba branca.

Uma Guinevere que não é casada com Arthur, mas com outro.  E por isso mesmo, nada de Sir. Lancelot na série.

Uma Igraine que rouba a cena em muitos episódios.

Uma Morgana fraca e mal aproveitada.

Quem procurar na série o Rei Arthur, aquele da Távola Redonda, dos livros clássicos e dos filmes da sessão da tarde, não o encontrará. Podemos dizer que vemos uma construção de uma lenda semelhante, baseada na conhecida história de Arthur, com personagens semelhantes, mas que nada tem a ver com a conhecida.
Igraine

De outra forma, a espada retirada da pedra seria Excalibur, e não uma espada velha e enferrujada que é descartada assim que cumpre sua função. Excalibur aqui, na verdade é o nome da filha de um ferreiro, feitor de espadas, que nesta série ocupa, em uma cena ousada e muito bem feita, o lugar da Dama da Água. Vale ressaltar que apesar de ser uma heresia à história conhecida, o fato da maneira como visto, seria a maneira fantasiosa de se criar a lenda que conhecemos. Não entrarei em maiores detalhes para não revelar surpresas a quem ainda não assistiu e deseja ver a série. Mas entre todas, é a cena mais memorável, de uma forma ou de outra. Boa ou ruim, dependerá da interpretação e dos olhos que a verem.

Se as demais séries estão em seu hiato e começam a voltar apenas agora, Camelot cumpriu seu papel, de preencher a lacuna deixa e nos entreter por 10 episódios. Neste ponto, vale a pena ser assistida, mas jamais tomará o lugar das verdadeiras campeãs de audiência.

Obs.: Ignore o fato de no começo da série Arthur nos passar a impressão de ser gay, ele não permanece tão afetado o restante da série e a presença de Guinevere pode ter sido o motivo, ela faz com que desviemos o olhar de qualquer outro personagem que divida a cena com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário