terça-feira, 29 de março de 2011

TV's de Plasma ou LCD?

Bem, como hoje é o dia da cultura inútil (final do BBB), tive a TV roubada pela Maria Fernanda que se recusou, com apoio da mãe, a assistirem no quarto, não pude assistir nada de novo no meu canto favorito e não curto esse programa. Por outro lado, ainda estou baixando aqui na net o novo Harry Potter 7.1 (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1). Ele ainda está por ser lançado em DVD e Blu Ray, mas hoje já surgiu a cópia na internet. Estou baixando a versão em 720p (com seus 6,49 Gb) para poder assistir com ótima qualidade de imagem (HD) e som DTS, mas isso só será a partir de amanhã em diante. Depois de assistir, posto impressões aqui no blog, já que não assisti no cinema pois aqui na cidade só passou em versão dublada, e aí, eu "tô fora"!
Aproveitando essa folga forçada nos filmes e seriados, sobrou um tempinho para postar sobre dois assuntos que volta e meia alguém me pergunta ou pede opinião a respeito. TV's e som. Não que eu seja autoridade no assunto, mas curioso como sou, sempre me mantenho bem informado e tenho algumas opiniões formadas.
- Comecemos pelas TV's. Afinal, qual a melhor? LCD ou Plasma?

Bem, curto e grosso. As duas são excelentes. A melhor, vai depender de onde você vai instalar e o que pretende assistir nelas. Pessoas super exigentes, com olhos bem treinados ou com aparelhos de medição, irão apontar que a plasma é a que possui a melhor qualidade de imagem, principalmente por possuir maior contraste e ser a única tecnologia capaz de reproduzir a cor preta com perfeição (na LCD ao invés do preto, vemos um cinza bem escuro), possuir maior velocidade de refresh (atualizações da imagem na tela) e existir em tamanhos maiores sem ter preços absurdos. O LCD também tem seus defensores, é realmente com ótima qualidade e possui maior brilho e hoje em dia é muito mais difundida.
Vamos analisar agora o local da instalação. Se você pretende instalar em um local onde ela receba luz direta, a LCD é a melhor opção, pois apresenta muito menos reflexo na tela do que a plasma, cujo painel é protegido por um vidro que acaba refletindo muita luz. Se ela ficar em frente a uma janela, a claridade atrapalha bastante. Se você possui um local com iluminação controlada ou se vai assistir mais durante a noite, a plasma é a mais indicada, pois realmente possui qualidade excepcional de imagem e nestas condições é imbatível. Eu assisto mais TV a noite e por isso escolhi a plasma para privilegiar a qualidade de imagem, e para ver durante o dia, precisei instalar uma cortina blackout na janela da sala para poder ter conforto visual.
Sala após a cortina blackout


O que você pretende assistir? Acredito que  para responder a esta pergunta, devemos considerar a nossa realidade local, nossa cidade, Uruguaiana e arredores. O que temos a disposição aqui? TV aberta, TV a cabo analógica, TV via satélite convencional e recentemente TV via satélite com alguns (poucos) canais HD, DVD's, filmes e seriados baixados da internet em Divx (qualidade normal) e MKV (alta definição) e, claro, Blu Ray's. A alta definição somente será alcançada assistindo Blu Ray's, MKV's com conteúdo HD e TV via satélite HD. Com estes conteúdos ambas as tecnologias se saem muito bem e não teremos do que reclamar se a TV estiver bem regulada. Mas e se assim como eu, você também não estiver disposto a pagar cerca de R$ 300,00 mensais por uma assinatura de TV em HD? Como se saem as opções com resolução standard? Neste caso, a plasma se sai muito melhor com imagens em baixa resolução que a LCD. Se ela for bem regulada, a imagem fica muito boa mesmo. Eu perdi muito tempo em pesquisa até encontrar um bom ajuste para a minha Plasma e o resultado ficou muito bom. Mesmo assistindo a programação da RBS a qualidade não decepciona. É claro que não se compara a imagens em alta resolução, mas fica bastante aceitável e muita gente que possui TV's LCD's mais caras que a minha custou, se impressiona com a qualidade das imagens.
Na verdade escuto muita gente reclamar que comprou uma TV nova, com mais tecnologia e a imagem ficou pior do que aquela  que se obtinha antes com uma velha TV de tudo de 29 polegadas. Isso se deve a não ter sido feita uma boa pesquisa antes da compra, não estar se assistindo uma imagem de qualidade e nem haver sido feita uma boa calibragem no equipamento.  As novas TV's não são, em hipótese alguma, piores que as velhas TV's de tubo. Elas podem causar esta impressão justamente por serem muito superiores e terem capacidade de mostrar todos os defeitos da transmissão que recebemos em nossos aparelhos e que não conseguíamos perceber antes justamente pelas limitações que as TV's de tudo possuem. É o conteúdo que recebemos que causa essa impressão, de que a TV é ruim. Quando é ligado nelas um simples aparelho de DVD, caso o filme tenha sido bem autorado (explorado toda a qualidade possível de se obter do DVD), a imagem já será muito boa, talvez a melhor que você já tenha visto se não tiver outra fonte com imagem em HD para poder comparar.

Clique para ampliar
E quanto ao tamanho? 32, 40, 42, 46, 50, 52, 55, 60, 65 polegadas?
Isso depende de dois fatores. O tamanho do ambiente onde você pretende instalar a TV e a distância da tela em que pretende se assentar para assistir.

FullHD ou apenas HDTV? Isso está relacionado com o assunto acima.

Assistindo imagem de qualidade em uma TV bem calibrada, podemos considerar a tabela mostrada na imagem ao lado. No meu caso, tenho uma tela de Plasma de 42 polegadas e costumo sentar a uma distância de 2,5 metros para assistir a programação da Net via cabo e DVD's. Porém quando assisto a imagens em alta definição, posso aproximar o sofá ainda mais, cerca de 2 metros de distância que a imagem não causa cansaço visual e nem perde qualidade, na verdade fica espetacular.
Um DVD possui resolução de 480p (linhas), HDTV possui 720p e FullHD possui 1.080p. A diferença entre 720p e 480p é impressionante e muito perceptiva. Quem experimenta, não quer mais assistir conteúdo em resolução standard. Já a diferença entre 720p e 1080p é bem menor e para ser claramente percebida exige uma tela de tamanho de 50" para cima. Em telas de tamanho menor, só veremos diferenças se pausarmos a imagem e ficarmos procurando defeitos. Dito isso, dimensione seus gastos baseados naquilo que você pretende assistir e onde vai instalar. Se praticamente não assiste TV aberta, quer ver apenas filmes em Blu Ray e gosta de assistir bem de perto da tela para ter a sensação de imersão que antes só tínhamos no cinema, pode comprar a maior tela FullHD que seu bolso puder comprar que o resultado será impressionante. Se sua realidade não é esta, considere estas dicas e planeje melhor sua compra. Afinal, nem sempre comprar tudo do mais caro é o melhor. Comprar um tela FullHD de 50 polegadas se você só gosta de assistir a novela vai causar uma decepção tremenda, pelo menos até a transmissão em alta definição (TV digital) chegar em nossa região, sem esquecer que o prazo para isso é até o ano de 2016, se não for prorrogado.
Considerando isso, porque se ouve falar mais em LCD do que em Plasma?
Simples. O painel de plasma foi patenteada pela Fujitsu, e somente ela e a sua parceira Pioneer podem produzir os painéis livremente. Todos os demais fabricantes precisam pagar royalties a estes fabricantes ou comprar os painéis deles, prontos e apenas colocar suas marcas. Já o LCD foi desenvolvido e patenteado por um grande consórcio de empresas que podem fabricar e vender livremente, sem pagar nada a ninguém por isso. Este é o motivo de as propagandas massificarem o LCD. Porém, ambos são excelentes, não se deixe enganar por propagandas negativas sobre nenhum dos dois. Todos os defeitos do passado que ambas as tecnologias possuíram já não existem mais (como o plasma poder ficar com alguma imagem marcada na tela para sempre ou o LCD ter de ser visto somente diretamente da frente da tela pois dos lados não se veria nada).
As variantes LED e FullLED, são evoluções do padrão LCD que as deixam ainda mais próximas da qualidade das plasma quando vistas nas mesmas condições de igualdade, uma sessão noturna por exemplo.

Bom, o relógio se movimentou depressa demais. Teremos de deixar o segundo assunto, sobre o som, para conversar amanhã!
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário