sexta-feira, 25 de março de 2011

Formatos de tela

Gente!
Quero pedir desculpas a todos os que já leram este blog antes, por este post não ter sido o primeiro. Afinal ele é o mais esclarecedor de todos.
Como basicamente falamos de filmes e seriados aqui no blog, nada mais justo do que um post técnico e elucidador. Antecipo que será de uma forma resumida e com poucas nomenclaturas técnicas, assim poderá ficar bem interessante para todos.
A cultura do cinéfilo brasileiro, aquela pessoa que realmente gosta de filmes e de cinema em si, foi sabotada durante muitos anos por distribuidoras de filmes e locadoras.
Quando o mercado de home-vídeo despontou no Brasil, no começo dos anos 90, e se tornou um grande nicho de dinheiro para quem teve visão, os idealizadores optaram pelo caminho mais fácil. Analisaram o mercado doméstico e o que encontraram?
Em sua grande maioria as casas possuíam apenas um ou no máximo dois aparelhos de TV, em sua maioria pequenos, entre 14" e 20". Optaram então por criar o mercado rental (para locadoras) que fosse adequando-se aos equipamentos que haviam nas casas dos consumidores, ou seja, filmes com formato de tela quase quadrados (4x3) que ocupavam toda a tela das TV's de então. Mesmo com o aparecimento de TV's maiores isso não mudou. Quando da chegada do DVD, a indústria no exterior começou a lançar os filmes no seu formato correto, mas ao serem lançados no Brasil, isso era diferente. Os filmes eram mutilados aqui para ficarem no formato 4 x 3, o preferido do público das locadoras (eles preferem tela cheia e filmes dublados, eca).
Acontece que a história nos ensina que nem sempre a indústria escolhe o melhor para os consumidores.

O cinema nasceu há mais de 100 anos, com os irmãos Lumiere. Os filmes daquela época até a década de 50 foram todos feitos neste formato de tela, chamado 4 x 3, onde temos quatro medidas de altura por 3 medidas de largura. Se cada medida for de um metro, a tela seria de 4 metros de altura por 3 de largura. Porém nos anos 50 uma outra invenção surgiu, a Televisão, que nasceu com o mesmo formato de tela que o do cinema. Neste momento os chefões dos estúdios de cinema de Hollywood  perceberam que havia nascido um concorrente forte, que poderia finalmente retirar boa parte do público das salas de cinema. Um concorrente muito mais forte e poderoso do que o teatro.
O Mágico de Oz, 1939

O cinema já possuía cores, mas apenas isso não seria suficiente para manter o público cativo. Criaram então o Cinemascope. O formato de tela diferenciado, muito mais largo do que o anterior, criado com um formato muito mais agradável, da mesma forma como enxergamos o mundo, em formato panorâmico. Essa foi a grande jogada. E em 1954 o filme The Robe (O manto sagrado), foi o primeiro a ser filmado em cinemascope.

Então, quando você compra ou aluga um filme, é interessante verificar se ele está no aspect ratio correto, pois foi desta forma que o diretor do filme o idealizou. Se a tela do cinema é retangular, como é que o filme consegue preencher toda a tela de sua TV antiga que é quase quadrada??? Mágica?
Não, muito mais simples, a imagem do filme é simplesmente cortada em um formato que se adapta a sua TV, mesmo que para isso você perca partes da imagem. A matemática é simples. Vamos ver...
Você vê o filme assim:

Porém  pela lógica, se o filme foi feito para o cinema, ele não caberia na tela de sua TV. Simplesmente por uma questão geométrica que as crianças aprendem na pré-escola. Não pode e pronto. Não funciona desta maneira. Um retângulo não cabe dentro de um quadrado.

A proporção dele é aproximadamente esta:


Então, para visualizar o filme da maneira correta, uma boa produtora diminui o tamanho do filme para enquadrá-lo totalmente sem que hajam perdas de imagens e informações:


Nesta apresentação acima, aparecem barras pretas acima e abaixo da imagem, simplesmente pois não há imagem ali e nada para ser mostrado.
Se você possuir ou adquirir uma TV no formato Widescreen, no formato 16 x 9 a imagem ficará preenchendo toda a tela, ou dependendo do formato em como o filme foi feito poderão ainda existir pequenas barras pretas acima e abaixo, pois existem outros formatos ainda mais largos do que o cinemascope. Existem vários formatos diferentes, os mais comuns podem ser vistos abaixo:


Note que está representado acima tudo aquilo que se perde de imagem quando se assiste um filme no formato incorreto.
Um caso clássico acontece em um filme muito famoso, Ben Hur. Já o assisti várias vezes, em DVD e na TV aberta. Há uma cena onde o protagonista conversa com outra pessoa e ao lado deles aparece um mendigo na calçada. Enquanto eles conversam passa alguém e joga uma moeda ao mendigo que a derruba e a fica procurando. Quando o filme passou na TV, ouvimos o barulho da moeda caindo, os resmungos do mendigo, as personagens no centro da tela olham para o lado para ver o que acontece, mas não aparece nenhum mendigo na TV e muito menos a moeda. Ou seja você perde informações do filme.
Quando um filme é filmado na proporção 2.35:1 um dos formatos mais populares no cinema, a perda é muito maior quando o filme é mutilado, veja a comparação abaixo:
Clique na imagem para ver as diferenças


O pior é quando você compra um filme assim. Se ele é antigo e foi filmado neste formato você não perde nada do que o diretor idealizou para cada uma das cenas. Mas se for um filme recente em que a produtora fez a "mutilação da tela" você estará perdendo informações. E pior. Quando for assistir ao filme em uma TV no formato Widescreen (cedo ou tarde você terá uma) verá barras pretas nas laterais da imagem, como na imagem acima, e com um agravante, é que ali naquelas barras pretas laterais deveriam haver imagens que foram cortadas pela produtora. Portanto prefira sempre assistir filmes no formato de tela correto.



3 comentários:

  1. Cara, muito bom saber dessa confusão toda que a indústria joga pra nós, os desavisados. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Bróder, entrei aqui porque estou fazendo uns recortes de cinema no Premiere (pela primeira vez) e fiu orientado por alguns tutoriais a pré-configurar no padrão, Standard, que deve ser o quadradão. Aí, percebi que imagens de alguns filmes em Widescreen estavam sendo feiamente cortadas, como se houvesse zoom. Achei curioso o caso do filme "Eles não usam black-tie", feito em 1981 para cinema, e agora recuperado digitalmente: o filme está quadradão, com barras negras nas laterais. E é um dos que no Premiere está sendo cortada a testa dos personagens.

    ResponderExcluir
  3. Pois é companheiro. Enquanto não sabíamos destas questões, era fácil engolir, mas quando percebemos o que estamos perdendo, a indústria tem de nos oferecer aquilo que desejamos. Graças a Deus que os Blu-Rays são todos feitos no exterior por enquanto, e não estamos tendo os formatos de tela mutilados. Espero que continuem assim.

    ResponderExcluir