segunda-feira, 28 de março de 2011

Nimitz de volta ao Inferno (The Final Countdown, 1980)

Essa postagem de certa forma é direcionada ao meu amigo Douglas (Mudinho), autoridade maior quando o assunto é a II Guerra Mundial.
Revi este filme agora em alta definição e com som DTS. Uma nova experiência com certeza.
Nimitz de volta ao Inferno (The Final Countdown, 1980).

A sinopse dele já demonstra ser uma aventura no mínimo original: O Nimitz, um porta-aviões que é equipado com ogivas nucleares, entra por uma fenda do tempo e retorna 40 anos, mais exatamente até o dia 6 de dezembro de 1941, ou seja, na véspera do ataque japonês a Pearl Harbor. O comandante Matthew Yelland (Kirk Douglas) e os tripulantes sabem, assim como um observador civil, Warren Lasky (Martin Sheen), que participando da batalha ela terá outro desfecho, mas em contrapartida a História será alterada.
Assisti pela primeira vez na TV aberta há vários anos atrás. Mesmo com os cortes de sempre promovidos pela Globo, com a péssima dublagem, o filme foi muito interessante.

O elenco muito bem escolhido nos dá um belo filme. Na época o Nimitz era o maior e mais poderoso porta-aviões americano, cheio de aeronaves F-14 Tomcat. Num dia está recebendo a visita de um especialista em história naval da marinha americana, quando é colhido em uma estranha tempestade magnética, mas que se dissipa logo em seguida. Ao verem que não conseguem se comunicar com ninguém, e devido a outros fatores, logo descobrem que o impossível aconteceu. A tempestade era verdade um vórtice temporal que os jogou quase quarenta anos de volta no tempo. Precisamente na véspera do ataque japonês à Pearl Harbor.  Com a ajuda do especialista e dos modernos recursos disponíveis, logo se colocam a par da situação e da localização da esquadra japonesa. O que se vê daí em diante são diversas referências à história verdadeira e fatos fictícios como a do Senador Samuel Chapman, que teria desaparecido na véspera do ataque, caso contrário teria sido o próximo presidente americano, que fazem com que o filme ganha muita dinâmica e se torne convincente.

As cenas dos aviões no porta-aviões e no ar são muito bem feitas, principalmente a batalha de alguns F-14 com alguns "zeros" japoneses, simplesmente de fazer a imaginação voar solta. A batalha interna a que o comandante Matthew Yelland é submetido também é bastante convincente: defender seu país com a arma mais poderosa da marinha americana e mudar a história ou assistir, impassível o massacre se repetir? Enfim, um filme que vale a pena ser descoberto por quem não o conhece.  Não é fácil de encontrar para download na net, mas o DVD original ainda se encontra a venda em algumas lojas virtuais, bem como pode ser descoberto em alguma locadora que você conheça.

Certamente se fosse refilmado hoje em dia, o final seria diferente, e com certeza, como é moda atualmente, geraria uma série de outros filmes mostrando as consequências dos atos dos personagens. Os quais, se nos permitirmos sonhar, seriam bastante interessantes dadas às possibilidades que se vislumbram desta alternativa.

O filme é a adaptação de um livro com o mesmo nome, lançado pouco antes do filme. Não cheguei a ler, mas o filme merece levar no mínimo uma nota 7.

2 comentários:

  1. Adorei o filme!
    Quem quiser eu tenho para Download legendado em português-BR. cbaldocc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou há muito tempo atrás desse filme. Como faço para conseguir de você o download? chrischienne@hotmail.com

      Excluir