domingo, 28 de agosto de 2011

Thor



Desde que foi anunciado, eu queria assistir ao filme de Thor, o Deus do Trovão.
Cresci lendo suas aventuras na revista Heróis da TV, antiga publicação de Editora Abril. Só mais tarde descobri que haviam histórias suas publicadas pela Ebal, Bloch e participações dele em aventuras de outros heróis na RGE.

Pena que quando entrou em cartaz em nosso cinema aqui em Uruguaiana, além de estrear dublado, ainda ficou apenas uma semana em cartaz. E acabei por não conferi-lo.

Mas eis que finalmente surge na grande rede a versão em alta definição, copiada a partir do Blu-ray, com som DTS e imagem nota 10. E claro, agora eu pude conferir com a qualidade que o filme merece.

Sinopse: Thor (Chris Hemsworth) estava prestes a receber o comando de Asgard das mãos de seu pai Odin (Anthony Hopkins) quando forças inimigas quebraram um acordo de paz. Disposto a se vingar do ocorrido, o jovem guerreiro desobedece as ordens do rei e quase dá início a uma nova guerra entre os reinos. Enfurecido com a atitude do filho e herdeiro, Odin retira seus poderes e o expulsa para a Terra. Lá, Thor acaba conhecendo a cientista Jane Foster (Natalie Portman) e precisa recuperar seu martelo, enquanto seu irmão Loki (Tom Hiddleston) elabora um plano para assumir o poder. Mas os guerreiros do Deus do Trovão fazem a mesma viagem para buscar o amigo e impedir que isso aconteça. Só que eles não vieram sozinhos e o inimigo está presente para uma batalha que está apenas começando.

Thor é personagem da Marcel Comics, mesma empresa que deu vida a diversos outros heróis, como Homem, Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Capitão América, X-Men e tantos outros. Até então, os filmes dos Estúdios Marvel abordaram o lado tecnológico, científico e mais perto da realidade do Universo criado por eles. Thor é a primeira aventura no estilo de fantasia, mostrando outro lado, místico, deste universo. E o faz com extrema competência sem apelações vazias.

Em Thor, afinal, somos apresentados aos asgardianos, seres imortais de outra dimensão, que, ao revelarem-se aos vikings, foram confundidos com deuses, iniciando a mitologia nórdica. Thor é um príncipe desse povo, um jovem impetuoso e tolo, cujas ações desencadeiam uma nova guerra contra os Gigantes do Gelo, liderados pelo Rei Laufey. Banido para a Terra por seu pai, Odin, ele precisa aprender lições de humildade se quiser tornar-se digno de brandir novamente sua arma, o martelo Mjolnir, e com ele seu poder imortal.
Toda a construção de Asgard, a morada dos asgardianos, enche os olhos, assim como a cultura desse povo. Figurinos, o design da cidade, a iluminação e as cores, é tudo impressionante - especialmente para quem cresceu lendo as aventuras do Deus do Trovão nas histórias em quadrinhos. Asgard nunca foi tão bem retratada no papel ou fora dele.
A seleção de Hopkins como o "Pai de Todos", Odin, é igualmente acertada. O ator dá enorme peso e nobreza ao personagem. Como não poderia ser diferente com o eterno Hannibal Lecter.

Não é um filme grandioso, nem perfeito, mas foi feito com muito cuidado e esmero. A aventura foi cadenciada para que mesmo quem nunca leu as histórias do Deus do Trovão possa entender o filme e este é um dos seus acertos. Há cenas cômicas, piadas bem colocadas e cenas de ação empolgantes. Nenhuma delas chega a ser uma cena extremamente grandiosa e inesquecível, mas encaixam-se com perfeição na trama do filme, sem se alongarem de maneira desnecessária.

Enfim, um filme com muitos acertos, belas referências a outros personagens e situações do universo Marvel que farão muitos fãs perceberem na hora, como a citação ao “doutor pioneiro em estudo dos raios gama”, ou a presença da SHIELD e a breve aparição e outro herói, o Gavião Arqueiro.

Como já é de costume nos filmes da Marvel, há uma cena pós-créditos que fará a ligação deste filme com o do Capitão América e ao dos Vingadores.

O filme leva uma nota 8 e merece ser conferido em alta definição. Recomendadíssimo e que venham Os Vingadores.

Release baixado: Thor.2011.720p.BluRay.x264-Felony

Nenhum comentário:

Postar um comentário