quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gran Torino


Apenas agora, depois de alguns anos do lançamento (o filme é de 2008), parei para assistir ao filme Gran Torino. Sempre namorei com ele por ter ouvido algumas boas recomendações, apesar de ter sido pouco divulgado na época do seu lançamento.
Pois baixei um release do filme em alta definição e pude apreciá-lo. As impressões? Estão logo abaixo.

Sinopse: Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue (Ahney Her), mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.

O que dizer de Clint Eastwood? O cara é de fato um dos gênios ainda vivos do cinema. Consegue melhorar a cada dia como ator e especialmente como diretor. Além de manter uma média de praticamente um filme por ano há muito tempo, o melhor de tudo é que cada filme sempre supera seu antecessor, é de fato no mínimo para aplaudirmos esse grande ícone. É um grande ator, mas consegue ser um diretor melhor ainda.


O filme é um drama magnífico que trata de um veterano de guerra racista, preconceituoso, cheio de marcas do passado, rabugento e infeliz, que faz questão de ser antipático e arrogante com todos e a transformação que sua vida sofre com o início de uma grande amizade que surge entre pessoas e culturas completamente diferentes oriunda de uma tentativa de roubo. O Gran Torino que dá título ao filme é o elo de ligação que causa os relacionamentos do filme e que marca amizade entre os protagonistas. O excelente roteiro mostra o valor da amizade e como Walt Kowalski necessitava de alguém ao seu lado, alguém que ele procurou durante toda uma vida, já que ele não tinha uma boa relação com seus filhos.
É a mais pura relação de mentor-aprendiz, levada ao pé da letra. Com momentos de pequenos brilhos de perfeição que os tornarão momentos memoráveis deste belo filme.


Mais uma pequena obra prima de Eastwood, um filme que traz com bastante realismo valores de amizade, mas que ensina também sobre tolerância. Ótima narrativa, com um final surpreendente, embora triste, que mostra o valor de um homem atormentado buscando sua redenção por pessoas que ele aprendeu a gostar e a se importar com elas.

Para quem gosta de um bom drama, é um prato cheio. Imperdível!!
Leva com certeza, do meu ponto de vista, uma nota 9.

Release baixado: Gran.Torino.2008.BluRay.720p.x264.DTS.HDBRiSe

Nenhum comentário:

Postar um comentário