segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conviction



Demorei para assistir este filme.  É do ano passado e quando estreou era uma das apostas ao Oscar, pelo menos na categoria de melhor atriz e melhor ator.  Mas vieram outros grandes filmes e ele acabou esquecido nas indicações. Aqui no Brasil nem sequer foi lançado nos cinemas, saindo diretamente em DVD e Blu-Ray recentemente.

Sinopse: Kenny (Sam Rockwell) foi acusado por um crime que não cometeu, mas a defensoria pública alega dificuldades para representá-lo e a condenação será iminente. Betty Anne (Hilary Swank) é mãe e trabalha, mas para livrar seu irmão da cadeia decide estudar Direito e enfrentar a promotoria. – Baseado em fatos reais.

O filme é muito bom. É um drama baseado em uma história real. Pela trama, eu espera uma atmosfera pesada e batida, daquelas que sabem fazer o espectador se sentir mal ao vivenciar o drama dos personagens. Mas acabei me enganando. O filme é muito bom e a direção acertou a mão, fazendo um filme fácil e inteligente. Não é piegas e nem apela para a canastrice.

A história é contada pela ótica da personagem de Hilary. A irmã que teve seu único irmão acusado injustamente de um crime que não cometeu. Apesar de suas dificuldades, ela nem sequer havia terminado o ensino médio, não poupou esforços para auxiliá-lo, chegando ao ponto de deixar seu casamento de lado. Como sempre, a atriz entrega uma interpretação convincente e sóbria, nos fazendo crer naquilo que é mostrado na tela.

O ator Sam Rockwell também se destaca, como já o havia feito no belíssimo A Espera de um Milagre, aqui novamente interpretando um prisioneiro. Nos momentos em que tem de demonstrar seus sentimentos, ele rouba a cena.

É interessante a forma como o diretor mostra a passagem do tempo, sem dar avisos prévios. Em um momento se passam vários meses, ou se retorna ao passado e conhecemos mais um pouco da história de vida sofrida desta dupla.

Recomendadíssimo para quem quiser fugir da avalanche de blockbuster’s que estão chegando às locadoras. Apenas preste atenção ao péssimo título com que ele foi lançado aqui: Uma vida pela liberdade.
Uma nota 8 para o filme com toda a certeza.

Release baixado: Conviction[2010]DvDrip[Eng]-FXG

Nenhum comentário:

Postar um comentário