quarta-feira, 27 de julho de 2011

VIP's


Assisti ontem a noite ao filme VIPs. Filme nacional, protagonizado por Wagner Moura sobre a história de Marcelo do Nascimento, jovem que aplicou diversos golpes em sua vida, ficando famoso ao enganar até mesmo veículos de comunicação, sendo fotografado ao lado de belas mulheres para a Revista Caras e dando entrevista ao vivo no carnaval de Recife para o apresentador Amaury Jr. Que faz uma participação no filme, mostrando bom humor com a situação em que muitos artistas fariam de tudo para ter sua gafe esquecida para sempre.

Sinopse: Desde pequeno, Marcelo Nascimento da Rocha (Wagner Moura) tem muita dificuldade de viver com sua identidade. Seu maior prazer é imitar as pessoas e se passar pelos outros. Alimentando o sonho de aprender a voar e tornar-se piloto como o pai, Marcelo foge da casa da mãe e começa a maior aventura de sua vida, cada vez se passando por uma pessoa diferente. Até dar o maior golpe de sua vida: fazer-se passar pelo empresário Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, em uma grande festa no Recife.

O filme começa mostrando parte de sua adolescência, ainda no colégio, no ensino médio, onde aparenta ter 17 anos, começando sua vida dupla. Aqui um detalhe, por mais que o ator Wagner Moura seja muito talentoso e a maquiagem faça grandes milagres, ele convence apenas artisticamente, mas visualmente nem ele consegue fazer milagres. A peruca que ele usa neste início entrega o truque.

O roteiro é apenas baseado na história real, o filme todo é ficcional. Partes da história que poderiam ser aproveitadas foram inclusas no filme, outras foram descartadas. Mesmo um fato famoso atribuído ao personagem real, o voo com um avião pintado de preto para parecer um caça militar é mostrado no filme em uma cena em que o personagem mente descaradamente, do início ao fim. Um grande acerto do filme.

Paralelo ao filme existe um documentário sobre Marcelo do Nascimento, chamado “Histórias Reais de um Mentiroso” em que a diretora Mariana Caltabiano pecava por jamais questionar as escolhas morais do protagonista - que, afinal, atuou como traficante e contrabandista, trazendo armas e drogas para o Brasil -, aqui os realizadores adotam uma abordagem diferente: criam uma enfermidade psíquica (óbvia desde o princípio da projeção, diga-se de passagem, embora eles pareçam acreditar que se converterá em surpresa) que basicamente exime Marcelo de toda e qualquer responsabilidade diante de sua vida de crimes.

E esta opção narrativa não apenas se revela rasa do ponto de vista psicológico como também desnecessária e, em última análise, profundamente covarde ao evitar o lado sombrio de um personagem que não deixaria de ser fascinante apenas por exibir uma inegável ambigüidade moral.

O filme sem dúvida, merece ao menos uma nota 7, mas se conhecer a história do personagem na vida real, poderá lhe agradar ainda mais.

Abaixo um apanhado do que é real e do que é ficção no filme:

É verdade:

A empresa envolvida na principal farsa criada pelo golpista é a Gol. Marcelo dizia ser o empresário Henrique Constantino, filho do dono da empresa.
O carnaval fora de época, conhecido como Recifolia, de 2001, foi o cenário da farsa, e Marcelo foi fotografado por revistas como “Caras” e entrevistado por Amaury Jr.
O personagem vivido por Roger Gobeth é inspirado no ator Ricardo Macchi, que ficou “amigo” de Marcelo durante a micareta.
Numa rebelião no complexo penitenciário de Bangu, Marcelo, que estava preso, apresentou-se como líder do PCC.

É ficção:

O personagem de Wagner é tratado como louco e deveria passar por um tratamento psiquiátrico. O Marcelo real sempre foi visto como criminoso.
No filme, desde pequeno, o estelionatário vê o espírito do pai e conversa com ele. Marcelo perdeu o pai na adolescência e nunca teve visões.
Tem um tórrido relacionamento com Sandra (Arieta Côrrea), que conhece durante o Recifolia.
No longa, ele se apresenta como cover do cantor Renato Russo. Na verdade, Marcelo fingiu ser guitarrista do Engenheiros do Hawaii.
Tem o corpo magro do ator Wagner Moura. O real é obeso.

Release baixado: VIPs.2011.DVDRip.XviD-3LT0N

Nenhum comentário:

Postar um comentário