quarta-feira, 27 de junho de 2012

Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança


Domingo à tarde, com o jogo do meu time sendo marcado para um horário mais tarde, poucas opções na TV, dia frio e com alguma preguiça (momentânea) de assistir séries de TV, resolvi arriscar e assistir a um filme descompromissado e sem esperar nada dele. Escolhido da vez, Ghost Rider 2, ou Motoqueiro Fantasma 2.

Sinopse:
Nove anos após se transformar no temido Motoqueiro Fantasma, Johnny Blaze (Nicolas Cage) se refugia no leste europeu para tentar controlar sua maldição ou, pelo menos, deixá-la escondida da maioria das pessoas. Ele leva uma vida solitária, até ser obrigado a entrar em ação ao ser chamado por um culto para salvar a vida de Danny (Fergus Riordan), de apenas 10 anos. O garoto está ameaçado pelo Diabo (Ciaran Hinds), que deseja encarnar em seu corpo.

O primeiro filme, pelos nomes envolvidos (Nicolas Cage, Eva Mendes, etc), era esperado como pelo menos um bom filme, porém decepcionou e foi literalmente detonado pela crítica e pelos fãs que conheciam o personagem dos quadrinhos.  Quem não o conhecia, achou apenas um filme mediano, jamais bom. Partindo deste princípio já posso dizer que fazer um filme inferior ao primeiro é que seria uma proeza, mas felizmente, eles não conseguiram superar o filme anterior neste quesito. O filme não é tão ruim quando o primeiro. Pelo menos nisto, fique tranquilo.

Um dos maiores acertos da equipe responsável pelo filme foi ignorar totalmente o primeiro filme, e isso contribuiu bastante para a evolução deste daqui. Até o nome de alguns personagens, na verdade suas características completas, foram alteradas, como a do demônio que fez o pacto com Blaze. Corrigiram também a questão do pacto como foi mostrada no filme anterior, de uma assinatura meio acidental para algo mais consciente. Isso deixa o tormento do personagem, e sua quase loucura, mais crível e mais aceitável. Ao explorar aquilo que o Motoqueiro tem de melhor, que é seu visual e seus poderes o filme já ganhou pontos comigo. Deixando interesses amorosos de lado e se dedicando apenas à aventura e à ação, o filme ganhou corpo e pode se sobressair das cinzas do anterior.

Claro que não acertaram em todos os sentidos, e o desenvolvimento dos vilões é o principal deles. Nenhum deles convence, sejam por suas atuações ou por suas motivações. O fato é que eles são a parte mais fraca do filme, o que acaba comprometendo o conjunto todo.

Por outro lado, os efeitos especiais sofreram uma melhora considerável. O efeito que foi dado ao fogo do Motoqueiro ficou muito bom, mas muito bom mesmo. Agora ele parece muito mais real do que no filme anterior. Posso dizer que os efeitos especiais ficaram muito melhores que o filme todo. A característica que deram ao personagem, que faz com que qualquer veículo que ele utilize quando está na forma do herói se incendeie, e não apenas a sua moto, foi muito bem bolada e rendeu uma cena excelente, deixando os Transformers de Michael Bay e suas cenas confusas no chinelo. As perseguições mostradas no filme também ficaram muito boas, porém considerando que a equipe de desenvolvimento do filme, e seu diretor, são os mesmos da franquia Adrenalina, não era de se esperar nada menos do que isso.

O filme não vai ser inesquecível na indústria e nem aos fãs (certo, os fãs jamais esquecerão uma determinada cena, mas será no mal sentido), mas pelo menos não fez tão feio quanto o anterior. A atuação de Nicolas Cage continua uma enganação, mas pelo menos ele parece estar mais esforçado do que no longa passado.

Conferi o filme em um release em alta definição de 720p com excelente qualidade de imagem. Mesmo as cenas escuras e rodadas à noite, bem como as cenas de alta movimentação como as perseguições na estrada estão muito bem claras e limpas. Algo que nunca veria no cinema de minha cidade. Uma imagem de referência ao que tudo indica. Já o som presente no release é um DTS 5.1 canais bastante envolvente, que mostra todos os detalhes nas cenas de tiroteio e perseguições, ou na ótima sequência com a máquina incandescente. Faz o home theater trabalhar bastante.

O filme é uma ótima opção para um domingo à tarde ou algum outro dia em que você não esteja muito interessado em um filme mais “cabeça”. Quem sempre gostou dos filmes neste estilo “pipoca” vai gostar bastante. Leva uma nota 6,5.

Release baixado: Ghost.Rider.Spirit.of.Vengeance.720p.BluRay.x264.DTS-HDChina

Um comentário:

  1. Eder, estou impressionado como tu escreves bem, meu amigo, percebe-se que tu estudas a língua, mas além disto certamente tens o dom!

    ResponderExcluir