quinta-feira, 21 de junho de 2012

Continuum – Nova série


As séries americanas de maior apelo já encerraram suas temporadas. Agora começou o que se chama de Summer Season, a temporada de intervalo onde canais menores e de outros países lançam séries que normalmente teriam dificuldades de concorrer com aquelas de maior apelo e de maior mídia.

Nesta Summer Season estreou Continuum, uma série sci-fi canadense exibida no canal Showcase.

Em 2077 os governos mundiais entraram em colapso e as grandes corporações dominaram o planeta, instituindo um estado policial de alta vigilância e a supressão de algumas liberdades (na serie não fica claro se isso é bom ou ruim, me pareceu indiferente). Uma organização com 8 terroristas, autodenominados "Liber8" (em inglês, o som soa como "Liberate") luta contra isso de forma extremamente violenta, matando no caminho dezenas de milhares de pessoas inocentes.

Presos e condenados a morte, eles conseguem fugir da execução viajando no tempo de 2077 para 2012. No processo eles levam consigo, acidentalmente, a policial (chamada no futuro de "protector") Kiera Cameron. Para caçar esses terroristas e impedi-los de alterar o passado, Kiera junta-se à policia local.

Ela também tem a ajuda de um jovem gênio, Alec Sadler. Em 2012, a tecnologia futurista que Kiera traz consigo (na roupa, nos olhos, em chips implantados no corpo) pode comunicar-se apenas com Sadler, que foi quem inventou a tecnologia em seu tempo e que, no futuro, será o líder da mega-corporacao Sadtech.

A primeira temporada terá 10 episódios e é ambientada em Vancouver (Canadá).

As minhas impressões iniciais sobre a série são muito positivas. A ideia central foi muito bem desenvolvida, a produção da série é ótima e até os efeitos especiais são competentes. Há alguns atores conhecidos, que já haviam participado de outras séries americanas, como a extinta 24 horas. As interpretações estão sendo convincentes e temos a oportunidade de conhecer novos cenários e locações, uma vez que a série é totalmente filmada no Canadá.

Acredito que a série não tenha gás para manter várias temporadas, a menos que aconteçam reviravoltas inesperadas na trama. Porém se planejarem aproximadamente umas duas temporadas, a série tem boas chances de ser excelente e muito bem desenvolvida, sem entrar em recursos repetitivos e cair naquilo que seria o mais óbvio, o de criar paradoxos temporais e deixar muitos furos de roteiro.

O meu conselho no momento, é que vale a pena acompanhar. Porém o canal Showcase não tem parceiros no Brasil e não vejo muitas chances da série chegar aqui. Portanto, quem desejar conferir terá de apelar para downloads pela internet. Eu baixei episódios em alta definição que possuem uma boa, mas não excelente, qualidade de imagem e som 5.1 canais. Já foram 4 episódios ao ar e todos foram muito bons. Entregam boas doses de ficção, ação e boas situações. Apesar de eu ainda estar com outras séries em atraso, acompanharei esta.

2 comentários:

  1. Eis a nossa primeira discordância. Assisti uns quatro ou cinco episódios desta série com meu pai em um domingo. Sabe qual foi a única coisa boa? Passar bons momentos com meu pai. Tudo bem, estou sendo severo, o primeiro episódio foi bom também. Mas a partir do segundo eu percebi que o roteiro ia cada vez mais enfraquecendo, a credibilidade dos personagens diminuiu muito e os atores não conseguemsustentar seus personagens. Nem os efeitos especiais eu achei tão bons quanto tu mencionastes

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu caro, mas faz parte. E o pior, eu empaquei no episódio 4, coloquei outras séries na frente e alguns filmes, mas tentarei chegar até o final e conferir se melhora ou degola, afinal, os episódios já estão todos no HD. rsrs

    ResponderExcluir