quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um conto chinês


Algumas semanas atrás, a pedido de minha esposa, assistimos a este filme que havia sido recomendado a ela. Dele, eu havia apenas notado o lançamento na época, mas não esbocei qualquer interesse a respeito. Até que resolvi acompanhá-la na empreitada de assisti-lo.

Sinopse:
Ricardo Darín (Abutres, O Filho da Noiva, O Segredo dos Seus Olhos), é Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso em sua casa há vinte anos e coleciona manias. Mas esta história é também de Jun, um chinês que apareceu na vida de Roberto depois de ser roubado e arremessado de um taxi em Buenos Aires. Roberto não fala chinês e Jun não fala espanhol. Roberto procura o isolamento e Jun, um tio, seu único parente vivo. Apesar das diferenças e dificuldades Roberto e Juan descobrirão o real motivo deste encontro inusitado: uma vaca que caiu do céu.

O filme é classificado como uma comédia, e como eu não sou muito fã de comédias, havia passado longe dele. Porém esta classificação é no mínimo equivocada. O filme não é uma comédia. Ele possui momentos cômicos, porém não são gratuitos e muito menos escrachadas ou pastelão. O filme seria melhor classificado como uma comédia dramática.

É um filme leve, lindo, delicado e de uma sutileza imensa. O que comecei a ver com um pé atrás foi me conquistando. Quase como a mudança de comportamento do nosso protagonista. Ranzinza e metódico, Roberto vive no seu mundo isolado e intocado. Segue sempre seus mesmos hábitos e manias, mesmo na hora de dormir e depois ao acordar. Ver sua rotina ser abruptamente quebrada é quase um desespero para ele, mas seu senso de humanidade o faz suportar essa condição.
Hoje eu mato esse chinês

Assistir a este filme é uma terapia que recomendo a todos. O filme é ótimo, as situações são muito bem boladas, e a interpretação do Ricardo Darín é fora de série. Recomendo a todos que assistam este filme se sejam tocados por ele. Comentar detalhes do filme, e são muitos, seria estragar belas surpresas que somente o assistindo poderão ser melhor absorvidas.

Apesar de ser um filme Argentino, o que foge do circuito convencional para a maioria, o filme é fácil de ser encontrado nas locadoras. Assista e descubra que a maior linguagem é a do coração e que tudo o que entra na sua vida inesperadamente pode ter um motivo de ser. O filme proporciona muitas lições que serão assimiladas de maneiras diferentes por cada pessoa. Tenha coragem de assisti-lo e deixe que ele seja a vaca jogada do alto em sua vida para tirá-lo da zona de conforto.
Assista ou...

Nota 8,5 é o mínimo que ele merece. Em um dia mais inspirado, a nota ainda pode subir. Vale muito a pena.

Assisti ao filme em DVD de locadora. Com ótima imagem Widescreen, mantendo a proporção de aspecto do cinema. Com som 5.1 canais que apesar de pouco acionado, quando o faz, nos coloca dentro do filme, como na cena da chuva em Buenos Aires em que temos a impressão de que começou a chover em nossa cidade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário