terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Voo


Na manhã deste domingo resolvi assistir a este filme que recebeu a indicação ao Oscar de melhor ator para o veterano (e ainda em forma) Denzel Washington. Será que a interpretação dele é tudo isso mesmo?

Sinopse:
 'O Voo' acompanha Whip Whitaker (Washington), um alcólatra que se torna um herói norte-americano quando consegue pousar uma aeronave comercial após uma pane no sistema. O problema é que ele estava sobre a influência de drogas e álcool no momento, e não aceita seu novo rótulo de salvador da pátria.

Realmente uma interpretação soberba. Este mesmo filme caso tivesse um ator de menor porte como protagonista sucumbiria sob seu próprio roteiro. A historia é densa, muito bem elaborada, mas pende ao drama na maior parte do tempo. Então nestes momento ela carece de um ator que consiga prender a atenção do público com uma interpretação verdadeira que possa criar a empatia que necessitamos para continuar assistindo.

A verdade é que Denzel Washington não nos deixa levantar da cadeira. Nos faz permanecer fiéis a seu personagem mesmo quando ele desmorona em cena. Uma interpretação que realmente mereceu a indicação de melhor ator.

Não sei se ele vencerá e levará a estatueta, pois não assisti a todos os demais filmes indicados, mas a tendência é que Daniel Day Lewis como o Presidente Abraham Lincoln no filme de Steven Spielberg seja o vencedor, pelo menos é o que tem se saído vencedor nas demais premiação que estão rolando por aí.

Quanto ao filme o Voo, posso dizer que é extremamente bem feito. Pé no chão. Com um ótimo roteiro e com um elenco incrível. Todos os personagens estão muito bem, mesmo o veterano Don Cheadle é um contraponto perfeito ao nosso ator principal. Um destaque para a desconhecida atriz britânica Kelly Reilly que faz uma ótima participação.

Os efeitos especiais da queda do avião e a tensão nos momentos fatídicos do voo são perfeitamente transmitidos ao espectador. Acredito que quem tiver intimidade com os termos de pilotagem ou com os comandos e equipamentos mostrados se sentirá em casa. Não há o que questionar no campo da aviação.

O grande centro das atenções do filme fica por conta das indagações e dúvidas sobre a vida que o personagem principal leva. Seus conflitos afloram após o acidente aéreo. Whip sabe que a vida que leva é errada e que pode colocar muitos em risco. A grande questão é: será que ele quer mudar? Há a tentativa óbvia de abandonar esse passado cheio de álcool e drogas, mas algumas situações o levam ao caos emocional o que gera mais consequências. Uma jornada melancólica e dramática que fará com que o público escolha seu lado, sem jamais deixar de se preocupar com o destino de nosso personagem.

Vale lembrar que o filme só estreará nos cinemas brasileiros em 8 de fevereiro, porém quem quiser conferir antes disso, saiba que o filme já está disponível em DVD e Blu-ray nos EUA, e claro, na internet em releases em alta definição com ótima qualidade de imagem e som.

Se a interpretação do ator e a qualidade do filme não forem atrativos suficientes, saiba que o filme nada mais é do que o retorno do diretor Robert Zemeckis aos filmes live-action, que desde o filme Náufrago só havia dirigido animações.

Nota 8,5 (mais uma vez a nota perseguidora).

Release baixado: O.Voo.2013.720p.BluRay.x264-SPARKS.DUAL-GUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário