domingo, 28 de outubro de 2012

Netflix


Nos últimos 30 dias estive testando a plataforma Netflix (www.netflix.com.br). Um serviço de streaming online. Ou seja, um formato (legal perante a lei, diga-se de passagem) de transmissão online de vídeos.

A Netflix é uma das principais “culpadas” pela decadência que tomou conta do serviço tradicional de videolocadoras nos EUA alguns anos atrás. Buscando parcerias e contratos com grandes estúdios, com visão de mercado e alto investimento a Netflix conseguiu ser uma das pioneiras nas facilidades com as quais todos se acostumam diariamente através da internet.

Assim como os jornais impressos hoje em dia só publicam notícias velhas quando são lançados, uma vez que as notícias são produzidas ao vivo na internet, no momento em que acontecem (vide o caso da morte de Michael Jackson), assim também o formato tradicional de locadoras ficou datado. Afinal, em um mundo cada vez mais conturbado, onde o tempo parece escoar por entre nossos dedos como se fosse areia, sair de casa para ir buscar um filme, ter cerca de 24 horas para assisti-lo e depois ter de novamente fazer um trajeto para devolvê-lo, não é uma rotina muito atraente em grandes cidades.

Se mesmo aqui em nossa cidade já ficamos desanimados em fazer todo este trajeto, imagine isso em uma cidade como São Paulo. Se você não morar na mesma quadra da locadora a coisa toda começa a se tornar uma grande perda de tempo. Sem falar que você ainda corre o risco de chegar na locadora e não encontrar o filme o qual foi buscar, pois ele pode ter sido alugado enquanto você se deslocava até lá, afinal, nem todas as locadoras trabalham com o sistema de reserva. Mesmo aquelas locadoras que tiveram a iniciativa de enviar e recolher os filmes nas casas dos clientes foram muito longe, pois estas atitudes representavam apenas uma transferência de custo. Some a isso todas as vezes em que você alugou um filme e o disco estava arranhado e na melhor parte do filme ele parava ou mostravam travadas.

Eu cresci sendo um rato de locadora. Houveram finais de semanas em que saí de uma locadora com 6 filmes. No auge da locação então, ainda no tempo do VHS, nos reuníamos em grupo de amigos e assistíamos inúmeros filmes. Incontáveis clássicos e filmes marcantes até hoje assistimos nesta época e neste formato. Porém deve fazer vários anos que não busco mais filmes em locadoras. No máximo entro para ver as novidades ou alugo um ou outro filme por necessidade de trabalho da esposa quando precisa levar algo para mostrar a seus alunos.

Mas ao testar o Netflix as oportunidades voltam a se desvendar diante dos nossos olhos. Afinal, você entrar em um site e ter milhares de filmes à disposição para assistir no momento em que desejar e quantas vezes quiser é tentador. Mesmo se for comparar com o Download de filmes ele leva vantagem, pois você não precisa aguardar o tempo necessário para assistir ao filme. No Netflix você precisa apenas escolher o filme que deseja ver e a transmissão começa em poucos segundos. Em tela cheia e com três níveis de qualidade de imagem. Sem falar que a maioria dos filmes ou séries ainda possuem a opção de selecionar os idiomas de áudio e optar ou não por legendas. Outra questão é que você não precisa dispor de inúmeros gigabytes e terabytes de espaço livre para baixar os filmes, aqui os filmes ficam armazenados na web e são transmitidos para sua casa.

A Netflix ainda transmite filmes para inúmeros dispositivos, e não apenas para computadores. Aparelhos de Blu-ray player, Smart TV’s, smatphones, tablets. Enfim, aonde você possuir conexão com a internet e acesso ao Netflix você pode assistir aos filmes e séries a vontade. No meu caso acesso o site através de meu PC mesmo. E se achar que meu monitor de 22 polegadas não é o suficiente, adquiri um cabo HDMI com 15 metros de comprimento, o qual está devidamente ligado ao Home Theater e através dele à TV de 50 polegadas. A imagem e o som foram excelentes em todas as experiências. Não canso de dizer que fiquei surpreendido e satisfeito.
Cena comum após assinar o serviço

Apesar de a Netflix no Brasil ainda não trabalhar com lançamentos recentes (nos EUA isso já acontece), a quantidade de filmes e séries cresce a cada mês. Ainda existem algumas séries que nunca foram lançadas em DVD aqui no Brasil e que existe a disposição ali, como por exemplo, Castle e The Hour, que estão disponíveis em HD.

Além disso a Netflix fez sucesso também com minha filha, pois possui praticamente todo o conteúdo de Hanna Montana, Os Feiticeiros de Waverly Place e outras séries adolescentes. Permite fazer integração com o Facebook e mostra para seus amigos os filmes que você assistiu e permite você ver o que seus amigos assistem também (no meu caso desativei esta opção por questão de privacidade e por poucos amigos o utilizarem), permite que você dê notas aos filmes que você já assistiu. E após você informar suas preferências, o site sugere filmes de acordo com seu gosto e posso dizer que costuma acertar e dar dicas muito boas.

Agora as questões técnicas. A Netflix divulga que conexões de Internet a partir de 1 mega já são suficientes para poder desfrutar dos serviços, na qualidade chamada de Boa Qualidade no site, que permite transferir cerca de até 0,3 Gb por hora. Com dois megas já é possível configurar o serviço com a qualidade chamada de Melhor Qualidade aonde são transferidos até 0,7 Gb por hora. E com conexões de 4 mega em diante pode-se configurar a qualidade chamada de Qualidade Superior com transferências de 1 Gb por hora ou até 2,3 Gb por hora para conteúdo em HD.

Eu possuo uma conexão de 5 mega e configurei o serviço na opção Qualidade Superior. Assisti dezenas de filmes e episódios de séries (24 horas, Heroes e Lost para matar saudade) em diversos horários diferentes, em dias de semana, feriados e finais de semana. Em nenhuma situação tive travadas ou paradas nos vídeos. Ou seja, neste sentido o serviço foi aprovado. Realmente me surpreendeu.
Uma pequena parte das sugestões do serviço

O custo mensal da assinatura é de apenas R$ 14,99. Como a locação de um filme está na média de R$ 3,00 aqui na cidade, se você assistir 5 filmes por mês o serviço se paga sozinho. Até porque, se você mora com mais pessoas, todo mundo usa. Sem falar que não há necessidade de sair de casa para buscar ou devolver filmes, enfrentar filas, estacionamento, sair em dia de chuva, enfim, todas estas coisas que nos desanimam de ir até a locadora. Apenas não é possível encontrar os lançamentos mais recentes, ainda. Ah, e antes que esqueça, os primeiros trinta dias você pode testar de graça, sem pagar nada. Se desejar, durante estes primeiros trinta dias você pode cancelar o serviço e não ser cobrado em nada.

Como todos sabem eu sou colecionador de DVD’s e Blu-Rays, e acredito que sempre serei. Ainda prefiro as mídias físicas, por sua qualidade superior e confiabilidade. Mas não tenho condições de comprar tudo aquilo que desejo, ou comprar um filme para poder conferi-lo, quem dera fosse assim. Mas não há como negar: O futuro está no streaming. E por enquanto, a melhor opção é a Netflix. Fica minha recomendação para que você experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário