sábado, 26 de novembro de 2011

Cowboys & Aliens

Assisti na semana passada ainda ao filme Cowboys & Aliens. Quando pequeno assisti inúmeros filmes de faroeste, sendo 7 homens e um destino o meu favorito, portanto gosto do gênero. Já ficção científica nunca escondi de ninguém ser o meu estilo favorito de filme. Então a união destas duas vertentes teria tudo para me atrair.

Pois assim que surgiu disponível na internet com boa qualidade, baixei para conferir. E que release. Retirado de um blu-ray, a imagem em resolução de 720p está irretocável, mesmo com diversas cenas noturnas e escuras a qualidade da imagem impressiona, as cenas durante o dia então parecem uma pintura. Excelente qualidade. Apresentada em seu formato original, Widescreen na proporção de 2.35:1, aquela em que pequenas barras negras podem ser vistas em cima e em baixo em uma TV no formato 16:9. Já o som DTS é impecável e poderoso, fazendo a sala tremer nas explosões.

Sinopse:
Em 1873, um estranho (Daniel Craig) sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes e dominada pelo medo imposto pelo pulso forte do "Coronel" Woodrow Dollarhyde (Harrison Ford). Mas o inesperado acontece quando máquinas voadoras atacam a cidade e sequestram seus habitantes. É quando os humanos descobrem que precisam combater a invasão alienígena, forçando os homens brancos, bons e maus, e ainda os peles vermelhas a unir forças contra a ameaça extraterrestre.

Infelizmente a idéia bastante original não foi devidamente explorada. Afinal, imaginar um primeiro contato entre humanos e aliens ocorrendo no passado, ainda mais no velho e selvagem oeste, sem tecnologia atual, mas com muita coragem no lado dos humanos despertou minha curiosidade e seria algo incrível de se ver. Para começar com o título do filme, apesar de chamativo, ele não colabora com a história. Os primeiros 20 minutos de filme é um faroeste puro, sem qualquer menção à ficção científica e isso foi muito positivo. Após assistir ao filme, como sempre faço, fui ler algumas críticas sobre o mesmo para me identificar e descobrir curiosidades sobre o filme. Navegando achei interessantíssimo o parágrafo abaixo retirado da crítica do Pablo Villaça que vem justamente de encontro com a sensação que tive:
“Uma das experiências cinematográficas mais interessantes que tive ocorreu em 1996, com Um Drink no Inferno: depois de ter entrado no cinema sem ter a menor ideia sobre a história do longa, envolvi-me profundamente com a jornada do pastor em crise vivido por Harvey Keitel e de seus dois filhos, julgando que o sequestro pelos irmãos Gecko viria a cimentar aquela relação – e quando o primeiro vampiro surgiu em cena na metade da narrativa, lembro-me de ter olhado para a cabine de projeção, confuso, esperando ver o projecionista em pânico por ter trocado os rolos do filme. Não foi à toa que me lembrei disso durante Cowboys & Aliens, já que, de certa forma, lamentei que seu título, embora chamativo, entregasse desde o início a mistura que o roteiro faria; creio que teria sido curioso experimentar o choque da chegada dos alienígenas ao lado dos personagens, já que este trabalho do diretor Jon Favreau encara o encontro destes ícones de gêneros tão distintos com seriedade absoluta.”

O primeiro ponto negativo do filme, que com certeza impediu do filme ser excelente, foi ele ter sido escrito por 5 diferentes roteiristas. Ao final se obtém uma colcha de retalhos que não agrada totalmente. Principalmente a questão da atriz Olivia Wilde e seu personagem que não vou detalhar para não estragar a surpresa de quem ainda irá assistir ao filme.

Porém as cenas de ação e os efeitos especiais compensam grande parte do roteiro furado e não permitem que o filme seja um desperdício de tempo. Os atores no filme também fazem um bom serviço, com boas interpretações, mas cabe aqui ressaltar que Harrison Ford foi sabotado no filme, recebendo um personagem que sempre aparecia de mau humor e na maioria em cenas noturnas (será que ficaram com medo de que ele roubasse o filme com sua atuação?).

Como já comentei, a história se perde em certos momentos, mostra situações que tiram a capacidade do filme convencer como ficção e como faroeste, porém tem seus momentos de ação como o ponto alto do filme. Esqueça a coerência em certas cenas, e a decepção não será total.

Um filme que tinha tudo para ser excelente, vira apenas um bom filme. Que ainda leva uma nota variante entre 6 e 7. Um bom programa na falta de uma opção melhor.

Release baixado: Cowboys And Aliens 2011 EXTENDED 720p BluRay x264-CROSSBOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário