domingo, 9 de outubro de 2011

Transformers 3

É, eu assisti. Em alta definição, com som DTS, mas mesmo assim o filme continua ruim.
Não tão ruim quanto o segundo longa da franquia, A Vingança dos Derrotados, mas inferior ao primeiro, que já era meio fraco.

Sinopse:
Os Autobots, liderados por Optimus Prime (Peter Cullen), participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia Optimus descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime (Leonard Nimoy), que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) vive com sua nova namorada, Carly (Rosie Huntington-Whiteley), e está à procura de emprego. Ele sente-se diminuído, já que salvou o planeta duas vezes e ganhou uma medalha do presidente Barack Obama, mas nada disto parece ajudá-lo a se estabelecer no mercado de trabalho. Para piorar, Carly ganha bem e é assediada pelo chefe, o bilionário Dylan Gould (Patrick Dempsey). Pouco depois de enfim conseguir emprego, Sam recebe uma mensagem de Jerry (Ken Jeong), que trabalha no mesmo lugar. Jerry trabalhou na NASA durante a corrida espacial e agora é chantageado pelos Decepticons, que o matam. O fato faz com que Sam procure mais uma vez os Autobots, mas apesar de seus feitos do passado ele encontra resistência da nova comandante, Marissa Faireborn (Frances McDormand).

Os efeitos especiais estão ainda melhores que nos dois filmes anteriores, mas isso já é obrigação para um filme com um orçamento tão grande. Realmente os efeitos estão fantásticos. O som em DTS é daqueles de exibição, para mostrar aos amigos o poder do Home Theater.  A imagem é cristalina e linda, os atores muito bem escolhidos. Mas a história, o roteiro, isso o filme parece ter esquecido.

O segundo filme, mostrava muitas cenas vazias que eram apenas para o espectador respirar entre uma cena de ação e outra. Não havia sentido para muitas cenas. Era ação desenfreada em estilo vídeo-clip e pronto. Neste terceiro a ação foi dosada, mas isso tem explicação. Foi o primeiro filme desta franquia gravado em 3D. E quem assistiu no cinema 3D diz que é excelente. Quase chegando perto da qualidade do 3D (eu falo da tecnologia, não do filme) de Avatar.

A filmagem em 3D, e o preço mais elevado das bilheterias destes cinemas, justificam o sucesso de bilheteria que o filme acaba de conseguir. Ficou entre os 5 filmes que mais arrecadaram na história (sem correção da inflação). Não se iluda, pois grandes bilheterias nem sempre estão relacionadas com a qualidade do filme.
E como estava falando aqui também há cenas desnecessárias, algumas sem sentido e outras que você não sabe de onde surgiram algumas novas ameaças. Tudo é desculpa para mostrar um efeito especial novo, um robô novo. Em menor proporção que no filme anterior, mas elas ainda existem.

E este terceiro filme, ao meu ver, tem uma perda muito grande em relação aos anteriores. Megan Fox. Ela foi substituída por outra beldade, mas apesar de não ser uma grande atriz, fez falta. A novata consegue ser ainda pior atriz do que ela e como era de se esperar, serve apenas para decorar a maior parte das cenas onde aparece.

Muita gente defende o filme, dizendo que é apenas um entretenimento sem se levar a sério, e que para curti-lo, basta desligar o cérebro e assistir. Infelizmente, porém, esta é uma opção com a qual não posso contar, já que: 1) Eu normalmente me divirto mais quando sou mentalmente estimulado; e 2) Meu cérebro não veio com chave on/off. Aliás, esta foi a mesma defesa oferecida a Transformers 2 – até que o próprio diretor do longa, Michael Bay, veio a público reconhecer que aquela continuação era mesmo ruim e que tudo seria melhor neste terceiro capítulo. Pena que o cineasta também deixou sua chave intelectual no off ao assumir o trabalho.

Resumindo, ele leva uma nota 6.

Release baixado: Transformers.O.Lado.Oculto.da.Lua.2011.1080p-SECTOR7.AC3.5.1.DUAL-ZMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário