quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Corajosos


Assisti a este filme já faz alguns meses. Não é um blockbuster ou uma grande produção americana. Na verdade trata-se de um filme independente do qual tomei conhecimento quando soube que o mesmo seria, em breve, apresentado ao nosso grupo de casais na igreja pelo nosso amigo Edinho.

Corajosos é o quarto lançamento da Sherwood Pictures, o ministério de cinema de Sherwood Church, em Albany, Georgia. Antes dele, os anteriores foram A Virada, Desafiando Gigantes e À Prova de Fogo.

Sinopse:
Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas pode oferecer. No entanto, ao final do dia, eles enfrentam um desafio na qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pai. Quando uma tragédia atinge suas casas, esses homens são deixados lutando com as suas esperanças, seus medos, sua fé, e sua paternidade.
Diariamente, Adam Mitchell (Alex Kendrick) e Nathan Hayes (Ken Bevel) enfrentam desafios variados por conta da profissão em que escolheram: policiais. No entanto, outra rotina os desafia, mas para a tarefa de pai esta dupla não está preparada. Seus filhos estão ficando cada vez mais distantes e, apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto. 

Desde que conheci os filmes da produtora Sherwood tenho apenas uma palavra para descrevê-los do ponto de vista cinematográfico: Qualidade. Não espere efeitos especiais de última geração ou atores famosos, pois como já falei é um filme independente, mas pode esperar qualidade no roteiro, na história, nas atuações e principalmente na mensagem e interação com a plateia.

Soube do nome do filme e soube quem era a produtora e os atores principais. Pronto. Não precisei ler nenhuma sinopse ou crítica sobre o filme (mesmo porque este tipo de filme não é muito comentado). Eu queria assisti-lo e isso foi o suficiente para que eu me empenhasse nesta tarefa. Uma vez que já havia assistido A Prova de Fogo e Desafiando Gigantes, eu sabia que viria coisa boa por aí.

Nos filmes anteriores os personagens principais, sempre masculinos, nos trazem histórias bastante verossímeis e perfeitamente capazes de nos surpreender ao vivenciá-las ou conhecer pessoas que as vivenciaram. O Ponto alto dos filmes da Sherwood Pictures é que eles são produzidos acima de tudo para atingir a família, mesmo que seus personagens centrais apontem para os homens, pois sabemos que uma família saudável faz uma sociedade saudável. E não foi diferente desta vez.

Não sei dizer se o filme é melhor ou pior que os anteriores, talvez o mais correto seja afirmar que ele complementa os anteriores, pois sua mensagem desta vez é mais voltada ao público masculino mesmo, principalmente àqueles que são pais. O que é o meu caso.
Vamos dançar papai?

A sua confiança em Deus é questionada, sua forma de ensinar seus filhos é reavaliada, viver conforme a vontade divina é o centro. Digo que é muito difícil você não se emocionar com o filme, não chorar MESMO com ele, ele é belo, puro e mostra que até na queda do homem, Deus é honrado, estando o mesmo pronto a levanta-lo mais uma vez.

Sendo homem ou mulher, você é desafiado a ser melhor, a ser um pai ou mãe, na essência da palavra, que ama não apenas em palavra, mas em fato, no carinho, no amor, na amizade, na autoridade, na fidelidade a Deus e sua família, não por imposição, não apenas porque Deus e a Bíblia “manda”, mas porque você ama e decidiu que é assim o modo certo de viver, e é assim que você quer que sua vida seja daqui em diante.

Nos dias de hoje, mensagens como a do filme Corajosos são importantíssimas, pois nossa época é fria, carente de intimidade com Deus, conformada com o que “todo mundo faz”, vivemos numa época onde as pessoas se preocupam mais em fazer a coreografia de uma musica na Igreja, que saber onde fica o livro de Habacuque (que pode ser decorado), que dirá se preocupar em ser exemplo de cristão para alguém?

Além disso, encontra aventura, um pouco de ação, cenas engraçadas, drama e tudo o mais que se espera em um bom filme. O filme também tratará sobre perdas, arrependimentos e mudanças. Um prato cheio para cinéfilos e curiosos de todos os gêneros.

Enfim, seja você cristão ou não, arrisque-se a ser tocado por um filme que fala daquilo que muitas vezes não queremos ouvir. Faça como muitos fizeram e tenha sua perspectiva aumentada, tenha seus padrões e convicções questionados. Seja surpreendido por um filme muito bom e pelo qual você dava pouco valor, apenas porque ele não possui uma massiva campanha de divulgação. Alugue, baixe e se possível, adquira, pois você irá querer rever várias vezes e compartilhar com muitos amigos.

Eu baixei em um release em alta definição, com excelente qualidade de imagem e som. Já fiz algumas cópias para certos amigos e está na lista de compras em Blu-Ray.

Nota 9!

Release baixado: Corajosos.720p.Bluray.Dual.AC3-DTS-TFREAKS
Courageous (2011)
129 min – Drama 
Diretor: Alex Kendrick
Roteiristas: Stephen Kendrick, Alex Kendrick
Com: Alex Kendrick, Ken Bevel and Kevin Downes

Nenhum comentário:

Postar um comentário